É mais saudável trabalhar em pé?

É mais saudável trabalhar em pé?

Há vários anos, uma declaração provocativa tem circulado na World Wide Web: Sentar é o novo tabagismo. De acordo com vários estudos, pessoas que ficam sentadas por mais de seis horas por dia estão mais sujeitas a problemas de saúde como obesidade, diabetes, trombose e câncer. Sentar-se rígido e inflexível, que não permite que o corpo se mova, é particularmente prejudicial. 

Porque: O homem não foi feito para essa atitude. Nossos ancestrais eram caçadores e coletores e, como tal, estavam em pé e em movimento o dia todo. Para devolver ao corpo pelo menos um pouco de sua liberdade original, especialistas em ergonomia têm aconselhado (de vez em quando) a trabalhar em pé por vários anos. Quais são as vantagens dessa forma de trabalhar e o que mais você precisa saber sobre o assunto.

Fique de pé – mas, por favor, corretamente!

Em primeiro lugar: trabalhar em pé é bom para a saúde – se você estiver de pé corretamente. Qualquer pessoa que tente essa forma de trabalhar descobrirá rapidamente que o corpo é tentado a adotar uma postura curvada e contraída, muito semelhante à de quando se está sentado. Este é, obviamente, o caminho errado a seguir. Se você deseja trabalhar “adequadamente” em pé, deve prestar atenção às seguintes dicas :

  • Use móveis de escritório ergonômicos especiais (mais sobre isso no artigo)
  • Relaxe os ombros e não os puxe para cima em nenhuma circunstância
  • Endireite suas costas
  • Ajuste a altura da mesa para que seus antebraços possam descansar confortavelmente sobre ela
  • Escolha sapatos confortáveis ​​(sem salto!)
  • Se possível, fique em uma superfície macia, como um tapete ou tapete
  • Certifique-se de não sentir cãibras e mover-se repetidamente (girando os ombros e quadris, balançando as pernas, ficar na ponta dos pés, colocar a perna em um banquinho, etc.)
  • Ouça os sinais do seu corpo. Se isso “diz” que o trabalho em pé se tornará um fardo, você deve primeiro se sentar novamente

Informação: Se você está muito acima do peso, deve falar com seu médico com antecedência sobre como trabalhar em pé. Ele poderá dizer até que ponto a nova postura é possível e recomendada.

As vantagens de trabalhar em pé

Assim que o corpo se acostumar com a nova postura de trabalho (pode demorar um pouco), ele vai agradecer. Na verdade, trabalhar em pé tem uma série de vantagens, que gostaríamos de apresentar a você a seguir:

As costas ficam aliviadas – desde que você fique ereto e não ceda. A regra aqui é: a prática leva à perfeição. Comece com alguns minutos de trabalho em pé e aumente gradualmente. Suas costas devem formar um ângulo reto com a superfície da mesa.

O trabalho ganha um novo impulso. Visto que ficar em pé é a postura natural do corpo humano, ele o agradecerá com entusiasmo e vitalidade. O resultado é uma forma de trabalhar vivaz, que também é coroada por mais produtividade e boas ideias. Por último, mas não menos importante, as pessoas que trabalham em pé estão muito mais dispostas a ir até os colegas no escritório vizinho com muito mais frequência do que aquelas que ficam sentadas o tempo todo. Portanto, você também pode dizer que o trabalho em pé promove a colaboração direta entre os funcionários.

As pessoas queimam mais calorias quando estão de pé do que quando se sentam. Dizer que ficar de pé emagrece é polêmico demais. É verdade, porém, que o corpo está mais ativo nesta posição do que quando sentado – e, conseqüentemente, mais calorias são queimadas. Ao mesmo tempo, ficar em pé promove o desenvolvimento e o treinamento dos músculos.

A circulação sanguínea no corpo é promovida. Quem se senta muito sabe que suas pernas podem ficar bem pesadas no final do dia. A razão para isso é a circulação sanguínea às vezes muito pobre. Ao ficar em pé enquanto trabalha, o sangue pode circular muito melhor no sangue, o que por sua vez previne várias doenças.

A postura dinâmica levanta o humor. Girar brevemente o quadril, mudar o peso, balançar na ponta dos pés … Quem usa todas as possibilidades do trabalho em pé e está em constante movimento não está fazendo apenas algo bom para o corpo, mas também para a alma. Resultado: as pessoas que trabalham em pé costumam ter um humor melhor.

Respirações profundas são possíveis. Infelizmente, trabalhar sentado muitas vezes significa que caímos em nós mesmos e adotamos uma postura que é mais do que prejudicial à saúde. Uma das consequências: não podemos respirar fundo. É diferente quando você trabalha em pé. Há espaço suficiente aqui para encher os pulmões de ar. Isso não só lhe dá um novo impulso, mas também melhora sua concentração.

Trabalhar em pé – funciona com o hardware certo

Vamos agora passar do conhecimento teórico prévio para o “hardware”. Porque, como você provavelmente pode imaginar, trabalhar em pé requer uma mobília especial. Estes são chamados, por exemplo, mesas de  ou mesas de pé . Outros fabricantes se especializam na produção de escrivaninhas com altura ajustável, adequadas tanto para o trabalho sentado quanto em pé. O mais importante é que o respectivo móvel se adapte perfeitamente à altura do utilizador. Pois só assim é possível adotar uma postura saudável e benéfica.

  • Se o local de trabalho for definido muito alto, a tensão na área dos ombros e pescoço ocorre rapidamente
  • Se o local de trabalho for definido muito baixo, o corpo desmorona como um todo

Info: Já se foram os tempos em que as secretárias ajustáveis ​​em altura eram aumentadas com uma manivela. Os modelos modernos são ajustados eletricamente com o premir de um botão.

O Startup Room in a Box de Berlim está causando muito furor . A empresa desenvolveu móveis de escritório ergonômicos muito especiais que tornam o trabalho em pé ainda mais flexível. São acessórios de mesa feitos de papelão que não são apenas leves como uma pena, mas também podem ser dobrados. O resultado é a MonKey Desk , uma “mesa permanente para viagem” que também pode ser usada no escritório e depois arrumada para economizar espaço.

Pequenos passos em vez de mudanças radicais

Os empregadores que fornecem aos seus empregados mesas e mesas permanentes para trabalhar, sem dúvida, oferecem boas oportunidades de prevenção da saúde, mas ainda são a exceção. Se o seu escritório não tem os móveis certos, mas você ainda quer tentar o trabalho em pé, siga as dicas abaixo.

  • Construa para si uma elevação de mesa – por exemplo, de uma caixa de papelão resistente e uma placa
  • Não traga os arquivos para sua mesa, leia-os em pé
  • Conduzir reuniões em pé
  • Quando você estiver no telefone, levante-se e atravesse a sala

Com a ajuda dessas pequenas mudanças, você pode descobrir gradualmente os efeitos que a mudança de posição tem em seu corpo. Ninguém vai pedir que você mude todos os seus hábitos da noite para o dia e nunca mais trabalhe sentado. Isso é tudo menos benéfico, porque se suas pernas e pés doem, é sensato sentar-se apenas por um tempo – mas, por favor, em uma cadeira de escritório ergonômica que permite uma postura flexível.

O teste prático com um relatório de campo

Aliás, este artigo foi criado em pé. Portanto, posso dizer por experiência própria que funciona. Como (ainda) não tenho uma escrivaninha ou um anexo para a mesa, rapidamente peguei duas caixas (uma grande para o laptop e uma pequena para o mouse) como ajuda temporária . É certo que são bastante instáveis ​​e não se adaptam perfeitamente à minha altura. Portanto, não é uma solução permanente. No entanto, eles foram suficientes para o primeiro teste. Para não ter que ficar em pé no laminado rígido ou na almofada da mesa, também adicionei um tapete de ioga à minha estação de trabalho de pé .

Depois de inicialmente me concentrar muito em ficar em pé corretamente e mudar repetidamente a posição das minhas costas, ombros e pés, meu corpo e mente finalmente se envolveram nesta nova situação. O que imediatamente chamou minha atenção foi a maior disposição para me mover. Na verdade, parecia-me que meu corpo estava muito feliz com as novas liberdades e tirou proveito delas imediatamente. Também tive a sensação de que poderia me concentrar ainda mais no meu trabalho e não vagaria muito rápido. 

Se eu parasse por um momento para me organizar mentalmente , usei a pausa para ainda mais movimentoem vez de verificar e-mails desnecessariamente ou folhear meu feed de notícias. Após este teste prático, está claro para mim que tentarei trabalhar em pé com mais frequência no futuro e, assim, fazer algo bom para minha saúde.

E você? Você já ganhou experiência em trabalhos em pé que deseja compartilhar com outros leitores? Estamos ansiosos para seu comentário.

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